“Democracia” O poder do povo?

Rádio da Juventude de volta com gás total!

E neste sábado dia 21/08 o programa Se liga na ideia em seu retorno colocou em pauta o tema “Democracia”. Aproveitando o gancho de ano de eleição o objetivo foi entender melhor o que é democracia.
Esteve no estúdio para contribuir sobre  o assunto, André Cardoso dono do site Derua e conselheiro de comunicação do Conselho da Juventude de São Vicente.

Um dos pontos importantes levantados é que a palavra democracia em seu sentido literal advém do grego e significa Poder para o povo. No entanto, este poder nem sempre tem sido utilizado pelo povo, na maioria das vezes o termo democracia tem sido associado com a palavra liberdade como pretexto de alguns governantes para invadir países que supostamente não sejam democráticos, chegando ao ponto de atropelar a soberania nacional de um país.O Brasil é um país democrático onde todas as pessoas maiores de16 anos têm o direito de participar da vida pública. O instrumento mais conhecido de participação é o voto, onde através dele elegemos nossos representantes políticos. Existem outros, mas é através dele que exercemos nossa democracia representativa. Na verdade ele é apenas o início de nosso direito de participar de forma democrática da vida pública.

Segundo Cardoso: “democracia é participação popular, é o direito de participar da vida pública nas decisões importantes da Cidade, do Estado e do país, o problema é que todo esse direito que todos nós cidadãos temos, conseqüentemente gera a possibilidade de termos o Tiririca como candidato”

Em sua experiência no Conselho da Juventude Cardoso também disse que democracia é um processo em que é preciso trabalhar a consciência das pessoas para que elas ocupem os espaços de luta e através disso seja possível pressionar nossos representantes políticos. Assim como também é necessário não delegar nossas responsabilidades a outrem, por exemplo: eles nos representam, mas eles são corruptos, então eles… Nada de verbo na terceira pessoa! É preciso assumir essa responsabilidade. E todos juntos democraticamente construirmos a sociedade que queremos.

Basicamente está foi nossa conclusão dentro de um tema que abre um leque de subjetividades. Ou seja, democracia é o Poder do povo, mas falta ainda criar uma cultura de entendimento deste conceito, porque senão ele acaba nas mãos de grupos que utilizam de uma democracia dissimulada e autoritária para se beneficiarem.

Se o horário eleitoral tornou-se uma piada. A verdade é que a graça oferecida nele irá refletir sobre nossas vidas. E democraticamente aceitamos isso, quando se abstemos de nossos direitos.

Um comentário em ““Democracia” O poder do povo?

Os comentários estão fechados.