Serra e sua brilhante ideia para combater a violência. Prevenção ou Contenção Social?

 (Antes de qualquer discussão do assunto, que fique claro! Não apoiamos Haddad e nenhum candidato)

Em uma entrevista para a Rádio CBN o candidato a Prefeitura de São Paulo José Serra respondendo uma pergunta do ouvinte Cléber Augusto sobre o combate a violência nas escolas, disse que; “Uma parceria com a Fundação Casa (ex-Febem) para identificar potenciais criminosos e usuários de drogas dentro das escolas” seria muito importante e funcionaria preventivamente.

Fascistóide e nada assustador vindo da boca de quem já disse que: “a grande problemática das grandes metrópoles, como São Paulo, é a migração nordestina”.

Poderíamos dizer que não há porque alarde? Vindo da direita partidária, cuja finalidade é a defesa de seus interesses, e que obviamente se pudesse cercaria toda a periferia com arame farpado e colocaria guaritas com policiais armados para “vigiar e punir” (parafraseando Foucault), afinal, essa é a visão estereotipada sustentada a quinhentos anos para legitimar a exclusão e a opressão Estatal, comandada por oligarquias.

Faltou perguntar ao Serra qual seria o método utilizado para essa identificação? E de que forma os inspetores da Fundação iriam descobrir se uma criança tem “potencial” para ser criminosa? Moradora de favela? Cor da pele? Pobre? Homossexual? Quais seriam essas características? Pois, duvidamos que este projeto irá se estender as escolas particulares, sendo que estas, possuem seus sistemas de prevenção e proteção contra possíveis focos de “criminosos”.

Há um recorte de classe claro e objetivo neste discurso, e o que é mais assustador, é a naturalidade como a maioria das pessoas recebem essa proposta.

Pois, torna-se evidente a ideia de um sistema seletivo de contenção social, onde essa parcela da sociedade que possui poder aquisitivo para efetivar seus direitos e garantias individuais criminaliza pobres, negros, índios e excluídos para legitimar seus privilégios, além, claro, de preservá-los.

O que há de democrático num pensamento autoritário de segregação social?

É tempo de luta, de organização, pois, em alternativa ao Serra temos Haddad, que nada apresentou além de velhos discursos furados da esquerda partidária. Pois é, vivemos uma realidade em que nossa jugular está a prêmio, encabrestada por fascistas e falaciosos.

Contexto da cidade

A cidade de São Paulo está inserida no mapa do Brasil como umas das cidades mais violentas do país, junto com a cidade de Rio de janeiro e de Belo Horizonte, estando no Ranking mundial como a quarta mais violenta entre outras 99. Sua urbanização crescente e desordenada impulsiona surtos econômicos que desequilibram, e resultam em segregação espacial de comunidades inteiras, estas constituídas de imigrantes nordestinos em sua maioria, que há décadas, ocupam terrenos em encostas de morros e aterros sanitários para poderem ter algum teto para viver. (já que o direito a moradia neste país é uma falácia constitucional) As políticas públicas não se adéquam a realidade, e são insuficientes para resolver os problemas de direitos humanos básicos como saúde, educação, emprego, moradia, cultura, lazer, saneamento básico…