#Antiquário – Maria Bethania

Filha de Dona Canô e de Seu Zezinho nasceu no dia 18 de Junho de 1946, na cidade de Santo Amaro da Purificação no estado da Bahia, conhecida pela alcunha de “Abelha Rainha” tem mais de 30 discos gravados e mais de 26 milhões de cópias vendidas, irmã caçula de Caetano Veloso. No Antiquário dessa semana, estamos falando nada mais nada menos de Maria Bethania, considerada uma das maiores intérpretes da Música Popular Brasileira.

A tão conhecida “Abelha Rainha” sonhava em ser atriz mais o dom pela música corria mais em suas veias. Em 1964, acompanhada de músicos iniciantes como seu irmão Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé montaram o espetáculo Nós Por Exemplo, em Salvador. Bethânia tinha apenas 19 anos quando recebeu de Augusto Boal um convite para substituir Nara Leão no antológico espetáculo Opinião, no Rio de Janeiro. Logo na primeira apresentação, a baiana arrebatou a platéia carioca interpretando Carcará, de João do Vale e José Cândido.

 [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=NZbxncygOPQ]

Maria Bethania também foi idealizadora e integrante do grupo Doces Bárbaros banda com influencias da cultura hippie, lançou um disco homônimo juntamente com os amigos Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso. Esse disco foi considerado uma obra prima, apesar disto, na época do lançamento (1976) foi um album duramente criticado.


 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=da18kGGkYjw]

Na decada de 80 Maria Bethania, Elis Regina, Fafá de Belem, Marina Lima, Simone, Rita Lee, Joanna e Zezé Motta participaram do especialMulher 80 na Rede Globo, programa esse que exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo a temática era a discussão do papel feminino na sociedade.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PzYK1d3b5AE]

Maria Bethania foi a primeira cantora brasileira a vender mais de um milhão de cópias em um único disco Álibi em (78), disco esse que contou com a participações de Alcione, Gal Costa, na faixa “O meu amor e Sonho meu”

Em 2006 Bethania foi grande vencedora do Prêmio Tim ( antigo Prêmio Sharp) de música onde conquistou três títulos: Melhor Cantora, Melhor Disco (“Que falta você me faz” um tributo a Vinícius de Morais) e Melhor DVD (“Tempo tempo tempo tempo”, um comemorativo dos quarenta anos de carreira)

Em 2009 lança o consagrado DVD “Dentro do Mar tem Rio, esse show foi gravado nos dias 7 e 8 de Dezembro de 2007 na cidade de São Paulo, com direção de Andrucha Waddington

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=la9K9f43WWs]

Em março de 2011, a cantora se viu em meio a uma polêmica, por lhe haver sido concedida a quantia de R$ 1,3 milhão, pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, para a produção de um blog na internet. Tal concessão provocou uma significativa onda de protestos pelo site de relacionamentos twitter. O evento também jogou luz sobre a discussão acerca da legitimidade da Lei Rouanet, haja vista que a quantia, sendo abatida integralmente do imposto, não deixa de ser recurso público, o que na prática significa uma curadoria com dinheiro público sob responsabilidade de empresas privadas, o que também abre caminho para atividades pouco éticas por parte dos proponentes, artistas e do próprio Ministério da Cultura.  Clique no link e confira como foi esse programa #Antiquário.