Um grito de independência na Radiofeira

Toda RadioFeira que realizamos, assim como o programa “Se Liga na Idéia”, tem uma temática definida. Na edição realizada em 04 de setembro, discutimos se o Brasil é, de fato, independente. Para isso, contamos com a participação do historiador José Dionísio de Almeida, que mostrou as amarras as quais o nosso País está submetido.

Para nossa surpresa, a participação das pessoas que trabalham ou estavam de passagem cresceu e está cada vez melhor. Um exemplo é o texto escrito pelo comerciante Jhony, responsável por uma loja de materiais de construção, em frente à entrada da feira. Vamos ver o que ele tem a dizer à respeito da independência do Brasil:

“Não há independência, porque o passado é igual ao presente.
Lembrando o feudalismo, quando um rei tinha soberania enquanto o povo cultivava a terra e o rei ficava com uma parte da produção, e ainda cobrava impostos, para riqueza do rei naquele local, só pensando em sí próprio.
Hoje é a mesma coisa, da monarquia à legislação. Qual a diferença, sendo que somos escravos do poder? Independência é liberdade sem corrupção e qualidade de vida e a realização de nossos sonhos!”
Jhony